
Ontem foi dia mundial da criança , via-os passar pela janela do meu emprego para o sempre agradável passeio ao Palácio de Cristal que nestes dias os acolhe com imensas actividades, os sorrisos delas eram contagiantes, tenho saudades de quando também eu tinha de preparar estas actividades. Em 1998 por esta altura eu e 2 colegas levamos 90 crianças a Expo 98, foi uma alegria, muitos nunca tinham sequer andado de comboio, muitas inocentemente diziam: “ Oh Vitória o Rio Douro aqui é mais grande” :) Nunca mas nunca vou esquecer as caras dessas crianças no Oceanário.
A semana passada numa rua aqui bem perto da Baixa do Porto vi uma família sentada no chão, estrangeiros, um casal e 3 crianças… a cena arrepiou-me… todos os dias somos bombardeados por imagens destas na televisão, Internet, jornais … mas porra que ver com os nossos olhos da “um nó no estômago” … 3 crianças sujas, mas muito sujas mesmo comiam tripas/dobrada enlatada despejada num saco plástico … comiam aquilo com as mãos … Acreditem que subi a rua dos Clérigos com a lágrima no canto do olho … pensei … fogo … lá em casa vai comida para o lixo… Senti-me pequenina …
Quem me conhece sabe que já fiz muito por crianças, trabalhei alguns anos como Animadora Cultural (talvez por isso vocês achem que sou sempre muito divertida… aprendi com o tempo que não podemos demonstrar as nossas fraquezas, principalmente as crianças que tem/devem ser educadas por nós , como é o caso de uma escola … ) O resto do tempo que tinham depois das aulas eram passados com a Vitoria, com a Xana, com o Pedro e o Nuno na sala de Informática … Não precisava da autorização dos pais … pegava neles saia da escola e todos em filinha indiana desde o Largo do Calem (pra quem não conhece é ali perto do River Café) até a Foz … louca neh? Fiz isso sim … tudo na areia da Praia , tudo tirava os sapatos e molhava os pés … Fiz isso e mto mais… dei-lhes banho em dias de piscina, matei piolhos a muitos … E era a mulher mais feliz do mundo quando na hora de ir embora eles diziam … Mãe .. espera… ainda não dei um beijo a Vitória …
Muitos de vocês minhas crianças … já estão crescidos … já estao em escolas secundarias… Desejo-vos toda a felicidade do Mundo!!!
Um destes dias soube… e desculpem a arrogância disto … que ao comprar um Pirilampo Magico também ajudamos a que responsáveis dessa campanha façam viagens Porto/Lisboa de avião … mas isso infelizmente acontece em muitas dadivas infelizmente…por isso deixo aqui o nome de uma instituição que conheço, uma instituição que já consegui em tempo com a ajuda da Rádio Nova Era e do Sr. Jorge Nogueira organizar uma festa de Natal na antiga discoteca Terminal X … estes pequenos gestos ajudam mto quem precisa … A casa do Caminho recolhe crianças abandonadas, maltratadas ou privadas do seu meio familiar normal, com idades compreendidas entre os 0 e os 6 anos, até ao reequilíbrio da situação familiar ou até à sua adopção ou tutela.
Deixo aqui o meu pequeno apelo .. Brinquedos, roupas … coisas que muitas vezes deitamos ao lixo, existe quem as receba … esta instituição … a Casa do Gaiato por exemplo .. e mtas mais …
Dia da Criança???
Só quando não houver crianças com fome… maltratadas… ou abandonadas…
Ai sim existe um Dia da Criança !!! Agradeço a Deus ter a sorte de poder dar tudo ou quase tudo as meus 3 sobrinhos … mas acreditem que por vezes é muito difícil …. Ter de dizer que não … que não pode ser dar um simples brinquedo … se nós dói com estes… imaginem com os que nada tem … ;(